O Atendimento

Assim como consultamos um médico quando estamos doentes fisicamente, também devemos procurar um psiquiatra quando enfrentamos dificuldades emocionais. O autocuidado mental é um ato de coragem e solidariedade consigo mesmo .

Na maioria das vezes as doenças mentais são confundidas com cansaço ou apenas insatisfação. Por isso, as pessoas demoram a buscar o psiquiatra pois creem que precisam apenas de tempo ou de férias e que logo tudo voltará ao normal. No entanto nem sempre a força de vontade irá solucionar tudo .

tristeza frequente, choro fácil, desânimo, alteração do sono ou apetite, dificuldade em se concentrar, irritabilidade, sintomas físicos exacerbados, medo e angustia podem ser indícios de que algo não vai bem com sua saúde mental.

Se você sentir que algo está saindo da normalidade, com uma intensidade maior que o comum gerando sofrimento ou perda de qualidade de vida não deixe de buscar ajuda especializada.

O atendimento compreende várias fases:

  • A consulta psiquiátrica:

  • Vou conhecer um pouco da sua história, o motivo atual da busca por um tratamento e seu histórico de tratamentos anteriores.

    Uma consulta psiquiátrica bem feita geralmente é demorada, cuidadosa, detalhista, pois só assim podemos chegar a um diagnóstico adequado

    Se você tiver exames recentes (últimos 6 meses) ou relatórios médicos anteriores, pode levá-los no dia da consulta.

  • Diagnóstico:

  • Acolho e escuto o paciente, permitindo que ele se expresse livremente, sem receio de julgamentos ou mal-entendidos. Isso possibilita que o paciente se sinta confortável ao compartilhar suas preocupações e encontrar compreensão durante o seu processo.

    E se for o caso também solicito uma ampla gama de exames laboratoriais e de imagens que, combinados com as conversas com os pacientes, ajudam a fornecer uma imagem do estado físico e mental dessa pessoa.

    Relações genéticas e histórico familiar e uso de substâncias também devem ser considerados .

  • Tratamento:

  • Um tratamento psiquiátrico bem executado tem o poder de reescrever sua trajetória de vida!

    Os Psiquiatras usam uma variedade de tratamentos mas em geral o enfoque dos Psiquiatras é o tratamento medicamentoso.

    Os medicamentos psiquiátricos podem ajudar a corrigir os desequilíbrios na química cerebral pois acredita-se que esses desequilíbrios estão envolvidos na origem da maioria dos transtornos mentais.

    Em situações especiais solicito testes Farmacogenéticos com o Objetivo de escolher o medicamento mais eficaz é menor risco de efeitos colaterais

    Quando há necessidade eu encaminho o paciente para fazer psicoterapia complementar ao tratamento medicamentoso .

    Também existem inúmeras medidas não farmacológicas que podem ser utilizadas dependendo de cada caso .

    Os Pacientes em tratamento precisarão de consultas periódicas para monitorar a eficácia do medicamento e corrigir possíveis efeitos colaterais. Não se trata de psicoterapia semanal.

    Os intervalos são determinados de acordo com às necessidades de cada um, quando há necessidade de psicoterapia, eu encaminho o paciente para complementar o tratamento com um psicoterapeuta.

    O tempo de tratamento irá variar conforme o tipo de transtorno e índice de recaídas.

    O objetivo principal do tratamento é alívio completo dos sintomas de restaurar o funcionamento normal de sua mente.

    Local

    Rua Francisco Deslandes, 971 sala 510.
    Bairro Anchieta- Belo Horizonte/MG
    CEP 30310530

    imagem interna seção consulta online ana paula pardini

    Sua consulta

    Pronto para iniciar sua jornada rumo ao bem-estar emocional? Marque sua consulta agora e dê o primeiro passo para uma vida mais saudável e equilibrada.
    Ícone CheckAtendimento especializado
    Ícone CheckA informação do paciente é criptografada e protegida.
    Ícone CheckConsulta onde quer que você esteja.